Rentabilidade é a capacidade que um investimento tem de produzir rendimento, ou, em outras palavras, é a maneira de saber em quanto tempo o imóvel que você está comprando devolverá para você o dinheiro investido.
Esse tempo de retorno do dinheiro pode variar bastante de um imóvel para outro, e isso vai determinar a qualidade do seu investimento imobiliário:
● Se o tempo de retorno for muito longo, ou seja, se o dinheiro que você investir no imóvel demorar muito tempo para retornar para você, então o investimento é pouco rentável, o que significa que o imóvel está caro.
● Já se o tempo de retorno for mais curto, ou seja, se o dinheiro que você investir no imóvel levar menos tempo para retornar para você, então o investimento é mais rentável, o que significa que o imóvel está com o preço de venda adequado e que, portanto, é um bom investimento.
O indicador mais conhecido para se calcular a rentabilidade de um investimento imobiliário é a Taxa de Retorno , que também é conhecida pelos profissionais do mercado como Cap Rate .
TAXA DE RETORNO (CAP RATE)
Agora que você sabe da importância de se calcular o tempo que o dinheiro investido leva para retornar a você, precisamos entender como esse retorno acontece. A maneira mais comum de um imóvel “devolver” o dinheiro investido na compra, é através do aluguel , quando você compra um imóvel e o aluga, gerando rendimentos para você. Por isso, esse indicador de rentabilidade costuma ser utilizado na estratégia de Geração de Renda.
E, para sabermos identificar mais facilmente se o investimento é bom ou ruim, ou seja, para descobrirmos se o prazo de retorno do investimento é mais curto ou é muito longo, precisamos encontrar a Taxa de Retorno.
COMO CALCULAR A TAXA DE RETORNO?
Num imóvel de aluguel, por exemplo, o principal componente do cálculo da Taxa de Retorno naturalmente é a receita de aluguel. Veja como é simples calcular:
● Divida o valor bruto de aluguel do mês pelo valor investido na compra do imóvel
● Depois, multiplique o resultado por 100
● O resultado será o percentual do valor do imóvel que retorna ao investidor a cada mês
ATENÇÃO: Se o resultado estiver próximo de 0,6%, o investimento começa a valer a pena, pois 0,6% ao mês já é uma Taxa de Retorno acima dos rendimentos de Poupança, levando-se em conta que o imóvel ainda tem a vantagem de se valorizar com o passar do tempo.
COMO TRADUZIR ESSE RESULTADO?
Supondo que a Taxa de Retorno seja de 0,6% ao mês, interpretamos esse número da seguinte forma: do valor total que você investirá no imóvel, você receberá de volta 0,6% a cada mês. Portanto, quanto maior for essa taxa, mais rapidamente o valor investido voltará para você, e melhor será a qualidade do seu investimento imobiliário. Isso porque, conforme explicado anteriormente, a Taxa de Retorno está associada ao tempo de retorno do dinheiro investido.
DESCOBRINDO O PRAZO DE RETORNO DO INVESTIMENTO
Para saber o prazo de retorno do seu investimento imobiliário, basta dividir o número 100% pela Taxa de Retorno. O resultado será a quantidade de meses que levará para o investimento “se pagar”. Usando o exemplo acima, teremos:
100% / 0,6% = 167 meses
(ou cerca de 14 anos)
CONCLUSÃO: se você comprar um imóvel que rende um aluguel mensal equivalente a 0,6% do valor investido, o dinheiro que você investiu levará 167 meses (ou cerca de 14 anos) para retornar para você.