GARANTA SEU FUTURO: COMO INVESTIR INTELIGENTEMENTE EM IMÓVEIS PARA UMA VIDA FINANCEIRAMENTE ESTÁVEL
Por Cassiano Schneider, 22/08/2024

“Cabe a todo homem providenciar uma renda condizente para os dias futuros, quando ele não for mais jovem, e providenciar que a família não fique na penúria, quando já não puder contar com ele para o seu conforto e sustento”

Sabedoria Babilônica, por volta de 4.000 a.C.


COMO SERÁ SUA VIDA DAQUI A 30 ANOS?


Você tem preocupações sobre como investir seu dinheiro? Tem medo de perder o que acumulou com tanto trabalho? Não quer ficar dependente da Previdência quando a idade chegar? Esses temas preocupam a maioria das pessoas. Isso porque todos nós temos o mesmo desejo: garantir estabilidade financeira na longevidade e ser capaz de viver com um mínimo de conforto, sem precisar depender do auxílio de familiares. É comum ouvirmos conselhos como “trabalhe mais”, “tire uma renda extra”, “não esqueça de poupar o que você ganhou”. Essas dicas são muito importantes, mas seguir simplesmente isso não dará a você uma vida financeiramente confortável. Tão importante quanto poupar, é saber investir o dinheiro poupado.


Porém, o dinheiro no banco muitas vezes não rende o valor esperado, além de geralmente não estar protegido contra a inflação. Então, para fazer seu dinheiro render mais, sem correr muitos riscos, você pode construir um patrimônio imobiliário.


Cada imóvel possui características e vocações distintas. Por isso, fazer uma boa aquisição de imóvel não é tão simples quanto parece. Um investimento imobiliário inteligente requer 3 passos fundamentais:


1) Descobrir seu perfil e definir um objetivo

2) Escolher uma estratégia de investimento

3) Encontrar o imóvel adequado


DESCOBRINDO SEU PERFIL E DEFININDO UM OBJETIVO


Em primeiro lugar, é preciso entender qual o seu perfil de investimento. Basicamente, existem 3 tipos de investidor:


CONSERVADOR: é mais avesso a risco, e por isso procura primeiramente a segurança. Não atribui muita importância ao retorno financeiro que o imóvel pode proporcionar.


MODERADO: embora queira investir para proteger o seu dinheiro, esse investidor já presta mais atenção na capacidade de retorno financeiro do imóvel, buscando conciliar segurança com rentabilidade.


ARROJADO: tem mais disposição a risco. Se mantém concentrado mais na capacidade de retorno do imóvel, seja através do potencial de valorização ou da geração de renda do imóvel.


Após identificar o perfil, é preciso estabelecer um objetivo claro, que pode ser feito respondendo-se a uma simples pergunta:


POR QUE EXATAMENTE VOCÊ QUER INVESTIR EM UM IMÓVEL?


Em breve explicaremos as principais motivações que levam uma pessoa a investir em um imóvel. Se quiser mais informações, clique aqui e entre em contato conosco. 


Abraços,

Cassiano Schneider