ESCOLHENDO UMA ESTRATÉGIA DE INVESTIMENTO
Por Cassiano Schneider, 12/09/2024

Conforme falamos no post anterior, existem 3 perfis de investidor (conservador, moderado e arrojado) e podem existir vários objetivos distintos que motivam alguém a investir em um imóvel. Cada perfil e objetivo sugerem a escolha de uma determinada estratégia de investimento. Então, escolher uma estratégia vai lhe ajudar a identificar um imóvel que seja mais adequado ao seu perfil e que lhe permita alcançar seu objetivo com mais facilidade.


Existem 4 estratégias básicas de investimento imobiliário:

  • Valorização
  • Geração de renda
  • Retrofit
  • Desenvolvimento

VALORIZAÇÃO


Investir é comprar algo por menos do que ele vale ou valerá no futuro. Não é difícil o valor de um terreno se multiplicar por 3 ou 4 vezes em poucos anos, por exemplo. 

O que determina a valorização de um imóvel é a localização. Imóveis localizados em endereços estratégicos valorizam mais do que aqueles situados em lugares comuns.

Investir em um imóvel também ajuda a proteger o seu dinheiro da inflação. Por isso, os imóveis são reservas de valor.

Comprar um terreno e esperar sua valorização para eventualmente vendê-lo no futuro, é a estratégia mais simples de investimento, pois não requer dedicação de tempo à gestão do imóvel. Por isso, é a estratégia mais utilizada pelos Investidores Conservadores.


GERAÇÃO DE RENDA


Salas comerciais, galpões, casas e apartamentos geram rendimentos através de aluguel, e essa é uma ótima estratégia de investimento.

O simples ato de comprar um imóvel e alugá-lo é o que chamamos de fazer a gestão passiva do imóvel, pois não requer trabalho para gerenciar o negócio, apenas esperar o aluguel entrar.

Por isso, a estratégia de Geração de Renda “passiva” também é muito utilizada por Investidores Conservadores.

Por outro lado, quando o investidor, ao comprar o imóvel, decide reformá-lo ou modificá-lo com o intuito de aumentar a receita de aluguel, ele passa a fazer uma gestão ativa do imóvel. 

Essa modalidade atrai Investidores Moderados, que ao fazerem intervenções no imóvel, passam a mesclar as estratégias de Geração de Renda e de Retrofit. 


RETROFIT


Imóveis em condições precárias, com ambientes mal divididos ou mal utilizados, são facilmente depreciados pelo mercado e podem esconder um bom potencial de valorização.

Com uma simples reforma, você pode adicionar valor ao imóvel e pode alugá-lo por um valor maior, ou ainda vendê-lo por um preço superior.

Comprar uma casa antiga e reformá-la para venda futura, ou reduzir os custos de manutenção para otimizar o valor de aluguel, são exemplos clássicos da estratégia de Retrofit, e em ambos os casos o imóvel tem aumento de valor.

Essa estratégia requer uma gestão mais ativa do imóvel, e quando o foco é aluguel, ela está associada à estratégia de Geração de Renda. A estratégia de Retrofit é amplamente utilizada por Investidores Moderados. No entanto, pode ser utilizada também por Investidores Arrojados, quando resolvem alterar completamente o estilo do imóvel ou a sua finalidade de uso (transformar uma residência em vários escritórios de aluguel, por exemplo).   


DESENVOLVIMENTO


Desenvolver um imóvel é a estratégia que mais pode gerar valor ao investidor, seja por meio de loteamento ou de incorporação. Podem ser operações altamente lucrativas, e por isso vêm necessariamente acompanhadas de mais risco.

Por isso, a estratégia de Desenvolvimento costuma ser utilizada por Investidores Arrojados , que visam retornos maiores justamente por terem mais tendência a risco.

Essa estratégia é amplamente utilizada por quem tem como objetivo empreender no setor imobiliário, já que exige um envolvimento muito maior do investidor ou de seus parceiros na gestão do imóvel e do projeto.


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Abraços,

Cassiano Schneider